Enquete Oficial, para quem você Votaria na Proxima Eleição Municipal 2012 ?

Mutuários do 1º lote assinam contrato para início das obras das casas no Jardim das Acácias

Mutuários do 1º lote assinam contrato para início das obras das casas no Jardim das Acácias

Mais 76 famílias estão sendo beneficiadas com a casa própria. Na sexta-feira, 28, no auditório da Casa da Cultura “Sérgio Pacheco”, os futuros mutuários (“leia-se” do primeiro lote - dos três que foram divididos do convênio entre Prefeitura e Caixa Econômica Federal) do Residencial Jardim das Acácias assinaram os contratos com a CEF para a construção da tão sonhada casa própria. As novas casas deverão ser concluídas em até um ano e deverão somar-se às outras 136 que serão construídas neste bairro, que é localizado próximo ao Posto Trevo.
Durante a reunião, a superintendente de desenvolvimento humano e social, Silvia Madalosso Dreher, justificou a demora do processo para assinatura dos contratos e pediu paciência, pois a partir deste momento mais um passo será dado para o desenvolvimento da cidade e principalmente para a alegria de todos que terão o tão esperado sonho da casa própria finalmente sair dos papéis e se tornar realidade. “Estamos trabalhando muito para que as famílias possam assinar o quanto antes estes contratos”, ressaltou.
Em seu discurso o vice-prefeito, Dr. Pedro Teodoro R. Resende, lisonjeou a participação de todos os presentes e de sua alegria naquele momento: “Estou feliz pois se trata de um evento que esta administração realiza o sonho da casa própria de cada um de vocês.  A Constituição já prevê ao indivíduo do direito à moradia, à educação e à saúde de qualidade. Tenho certeza que cada um, de todos nós que labutamos no dia-a-dia para a justiça social, dos direitos iguais que é o que a Constituição garante a cada cidadão. Ao prefeito Baguá, quero cumprimentá-lo por estar cumprindo mais uma de suas promessas do plano de governo. No nosso programa de governo, tínhamos um compromisso de construir 250 casas, mais sabemos que vamos ultrapassar nossas metas. Estão todos de parabéns!”, concluiu.
O vereador Danylo Gonçalves Silva, representando a Câmara Municipal, cumprimentou o prefeito e os mutuários e disse da sua satisfação naquele momento: “Constatei o trabalho que foi para ficar substituindo os nomes que chegava neste projeto... chegava o projeto na Câmara e já tínhamos que trocar mais nomes, mas mesmo assim aprovamos e quantas vezes forem necessárias, tudo que for de interesse da população vamos votar favoravelmente”, destacou.
O representante da Superintendência da CEF, Marciano de Freitas Matos, ao lado do gerente da agência local, Denis de Oliveira Palhares, também justificou a demora de todo o processo e comemorou por aquele momento estar dando o pontapé inicial para as obras do tão sonhado residencial. “Estamos todos contentes por ser um dia especial. Esse processo somente aconteceu pela união de forças: do governo federal que disponibilizou subsídios para que vocês pagassem um valor menor nas prestações, da prefeitura que disponibilizou o terreno e deu todo o suporte neste projeto, ao Poder Legislativo pela aprovação do projeto que foi doado o terreno, à CEF que operacionalizou e fez toda a formalização do projeto, e finalmente a construtora no prazo de 12 meses poderá entregar as chaves das casas de vocês aqui presentes. Espero que valorizem todo este esforço”, disse.
O prefeito Wesley De Santi de Melo (Baguá) acompanhou a assinatura dos primeiros contratos e voltou a falar sobre o esforço da administração municipal para viabilizar novos conjuntos habitacionais. Baguá ressaltou aos futuros moradores a beleza do local e os diversos investimentos na habitação que já foram feitos pela administração municipal. “Agradeço primeiramente a todos que contribuíram para darmos mais este passo. Este processo lento não se deve culpar ninguém. Nem à Caixa, nem à Prefeitura e nem vocês. Aconteceu a demora pelo fato de irregularidades em algumas fichas. Nós tínhamos o compromisso de entregar 250 casas, mas vamos entregar muito mais, e uma boa notícia é que em Minas poucas cidades conseguiram mais casas, vão ser mais 300. Mais de mil casas ao todo se Deus quiser. Além das casas, todo o bairro poderá comemorar ainda com o investimento de mais de R$ 10 milhões para a instalação da primeira escola de curso técnico profissionalizante que irá atender 2 mil alunos e será referência regional. É preciso destacar ainda que no plano de governo era para se ter 350 reformas de casas e até o momento já foram 900 e iremos atender 1200. Hoje posso dizer que eu sou a pessoa mais feliz, talvez mais que vocês aqui, por poder estar realizando todas estas ações”, finalizou.

Prefeitura assina protocolo de intenção para a construção da Escola Profissionalizante

Prefeitura assina protocolo de intenção para a construção da Escola Profissionalizante

Sacramento está cada vez mais próximo de dar início as obras de construção da escola técnica profissionalizante do Programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação. Nesta terça-feira (31-01), a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, assinou juntamente com o Prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo (Baguá), o protocolo de intenção para a construção desta escola. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, também participou da assinatura, já que a sua secretaria atua como colaboradora da Educação na continuidade das ações.
A Secretaria de Educação já assinou convênio com o MEC; agora cabe a prefeitura providenciar toda a documentação necessária para viabilizar a assinatura do convênio com a SEE e a posterior liberação dos recursos e início das obras. Segundo Ana Lúcia Gazzola, a construção desta escola técnica é uma oportunidade de desenvolvimento da região onde será instalada.
Cada escola é construída de acordo com o padrão estabelecido no Programa Brasil Profissionalizado. O valor previsto para a construção é de R$7,2 milhões e esta unidade tem capacidade para 1.200 alunos. O secretário Nárcio Rodrigues, reforçou a importância das ações do Programa em Minas. "A disponibilidade da SEE fez com que ela pudesse ser a protagonista do Brasil Profissionalizado, até porque a educação técnica está ligada à educação. Nós passamos a ser coadjuvantes e a participar com apoio tecnológico", afirma Nárcio. Há outros projetos de escolas técnicas para Minas Gerais estão em análise no MEC.
Para o prefeito Baguá, a construção desta escola representará um grande marco em sua administração, principalmente para os jovens de toda a região. "Uma escola com a proposta de aprimorar o ensino técnico é de extrema importância. É uma oportunidade de capacitação que possibilita que as pessoas ingressem no mercado de trabalho que está surgindo na nossa região", destaca.
Brasil Profissionalizado - A iniciativa repassa recursos do Governo Federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o Brasil Profissionalizado possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os recursos repassados pelo MEC podem ser empregados em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores.

Escola E. Dr. Afonso Pena Jr. ganhará reforma


Na última Semana o prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo (Baguá) participou de reunião com a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola, e lhe entregou um relatório solicitando obras de reforma da Escola Estadual Dr. Afonso Pena Jr. Constam neste relatório um levantamento fotográfico que retrata a atual situação do prédio da escola e solicitação das reformas que se fazem necessárias inclusive da cobertura da quadra poliesportiva.
A secretária, acompanhada do Secretário Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, se sensibilizou ao ser informada pelo prefeito de que a escola trata-se de um patrimônio público tombado e que neste ano completará seus 90 anos. De imediato ela convocou o Subsecretário de Administração do Sistema Educacional, Leonardo Petrus, e lhe determinou que fossem tomadas providências no sentido de se realizar as obras solicitadas o quanto antes.
O prefeito retornou à cidade e comemorou os resultados de sua estada na capital mineira. Segundo ele, o relatório acima sobre a situação da escola e a reivindicação da reforma se deu pela inspetora escolar Luzia de Melo Rodrigues.